Seu produtor? Ninguém menos do que Caetano Veloso. Ao assistir a um show da cantora em Lisboa teve a idéia de produzir com o filho, Moreno Veloso, um CD com roupagem eletrônica.
O nome do disco é um tanto contraditório, porque de canto escondido não tem nada. Os dois grandes nomes do tropicalismo estão tentando mais uma vez inovar, mas desta vez misturaram-se ao que já tem acontecido com a música atual. Pegaram carona ao invés de re-reinventar o caminho e preservarem-se no recanto.
As onze composições são de Caetano, sendo apenas duas não inéditas. Todas as outras o compositor fez pensando na voz de Gal. Voz esta que abusava do falsete nos anos 60. Neste álbum a cantora assumiu um registro um pouco menos agudo.
Todas as músicas, com exceção de uma, abusam de sons eletrônicos e passaram pelo programa Auto-Tune (afinador de vozes), sintetizadores, programações e baterias eletrônicas. A mistura da batida do funk carioca também foi um recurso muito utilizado.
Miami Maculelê representa bem a falta de referência que senti quando ouvi esse novo trabalho de dois grandes nomes da música popular brasileira. Um trecho da letra ilustra o que estou falando, depois a música toda para que não restem dúvidas:
Era o bonde do prazer
Sacanagem sem romance
Por que eu fui meter você?
Era dança de alegria
Putaria e coisa e tal
Por que você vem com santo,
Anjo e galera do mal?
Era o bonde do prazer
Sacanagem sem romance
Por que eu fui meter você?
Era dança de alegria
Putaria e coisa e tal
Por que você vem com santo,
Anjo e galera do mal?
Cadê a sutileza que mesmo em épocas de censura na ditadura militar o compositor buscava nas letras? Onde fica a voz suave de Gal sem artifícios do auto-tune ou qualquer software que valha? A voz aguda, firme, precisa. Cadê o jogos de palavras criativamente empregados?
Na entrevista coletiva que os artistas deram à imprensa em São Paulo a cantora fala com orgulho sobre sua personalidade de inovar e defende Chico Buarque sobre as críticas de ele ser conservador neste sentido: “Ele é genial. É que eu e Caetano temos essa coisa de romper que o Chico não tem. É uma história diferente. As pessoas têm que entender e respeitar isso. Tem essa coisa de cobrança, mas cada um tem um jeito de fazer as coisas. Caetano, por exemplo, pode tocar com orquestra e depois com um trio de rock. A cobrança é um negócio esquisito”.
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